26 de Junho, dia internacional do combate às drogas

 

Dia Internacional de Combate às Drogas - Cerca de 5% da população mundial  usa drogas ilícitas
Publicidade

O dia 26 de junho marca a data escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o Dia Internacional de Combate às Drogas. O uso de drogas é um mal social em todo mundo. Segundo dados do Relatório Mundial sobre Drogas da ONU, cerca de 5% da população mundial entre 15 e 64 anos, o que corresponde a uma média de 243 milhões de pessoas, usa drogas ilícitas.

O relatório aponta também a existência de uma média de 27 milhões de usuários de drogas problemáticos – aqueles que consomem drogas regularmente ou que apresentam distúrbios ou dependência. O número corresponde a 0,6% da população adulta mundial, ou seja, cerca de uma a cada 200 pessoas.

Para ajudar no combate do uso abusivo de álcool e outras drogas, o Ministério da Saúde investe em uma política de saúde específica para este assunto. O Coordenador Adjunto de Saúde Mental Álcool de outras Drogas do Ministério da Saúde, Fábio Trino, ressalta a importância de manter uma rede de atenção especializada e integrada para o atendimento. “O tratamento de um paciente que faz uso abusivo de drogas é bastante complexo, pois geralmente eles apresentam demandas que vão muito além da saúde. Na maioria das vezes eles estão em um contexto de vulnerabilidade social, necessidades que estão muito além do que apenas as drogas. É preciso colocar as drogas entre parênteses e colocar o indivíduo da centralidade do atendimento”, ressalta.

 

30 de junho de 2015Permalink Leave a comment

ENCONTRO DE CONSELHOS MUNICIPAIS ANTIDROGAS SERÁ REALIZADO EM TATUÍ

Tatuí foi palco na segunda- feira (26), da segunda edição do Encontro dos Conselhos Municipais sobre Drogas do Estado de São Paulo. O evento aconteceu das 8h30 às 16h, no auditório da Fatec.

Na pauta, quatro palestras temáticas e a participação de autoridades de renome nacional, que trouxeram como abordagem as ações realizadas pelas cidades no combate ao uso de drogas, lícitas e ilícitas, e seus reflexos nos cenários sociais, econômicos, culturais e influência no setor de segurança pública.

Além das palestras, foram realizados painéis sob o comando dos Comads de Araraquara, Agudos e Atibaia que foi representada pelo Diretor da Sadala e também presidente do Comad-Atibaia Silvio Corrêa que destacou a articulação com outros municípios e o intercâmbio de ações que são extremamente positivos, em especial para o trabalho que vem sendo iniciado em Atibaia.

Esta foi uma oportunidade de conhecermos e formularmos, a partir dos debates e discussões, políticas públicas que beneficiem nossos jovens.

8 de outubro de 2013Permalink Leave a comment

Coned capacita conselheiros municipais

O Diretor Silvio Corrêa e também Presidente do COMAD-Atibaia participou junto ao Conselho Estadual de Políticas Sobre Drogas(Coned) que promoveu na sexta-feira (20/09) o “I Curso Capacitação de Conselheiros

Municipais sobre Drogas no Estado de São Paulo”. “Um passo importante para o fortalecimento da política estadual”, afirmou João Maria Corrêa Filho, presidente do conselho, vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania.

Representantes de cidades da região metropolitana e do interior lotaram o auditório da Secretaria de Administração Penitenciária, que cedeu espaço para a realização do evento. Durante todo o dia, os conselheiros participaram de palestras, oficinas e troca de experiências. O encontro contou com a participação do secretário Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD), Vitore Maximiano. “Precisamos qualificar cada vez mais esse debate e consolidarmos políticas que consigam reconhecer a extrema vulnerabilidade em que vivem os dependentes”, ponderou.

A formação da rede de apoio a dependentes químicos ganhou destaque na programação. Mário Sérgio Sobrinho, coordenador Estadual de Políticas sobre Drogas, mencionou a articulação feita pela Secretaria da Justiça para manter o alinhamento das políticas com todas as entidades que lidam com o tema. “Buscamos atuar em consonância com a comunidade e com as ações que são desenvolvidas em âmbito federal e municipal”, comentou.

Durante o evento, os participantes puderam elaborar planos de ação de enfrentamento às drogas e de prevenção ao uso para serem aplicados em seus municípios. Além de aprofundar conceitos sobre drogas e dependência química, o encontro destacou o funcionamento das comunidades terapêuticas.

 

 

8 de outubro de 2013Permalink Leave a comment

PALESTRA NA MAX TOUR ATIBAIA

imagem2No dia 25 de Setembro os diretores Paulo Luna e Silvio Corrêa realizaram uma palestra na Max Tour Atibaia comemorando Dia Nacional do Trânsito onde uma das palestras teve como tema Álcool, outras drogas e a segurança no trânsito, onde podemos pontuar os efeitos causados pelo álcool e as drogas junto de suas consequências que ficam tanto para quem é vitima quanto para aquele que causa o acidente.
O consumo de bebidas alcoólicas é a segunda maior causa de acidentes de trânsito no Brasil. Só perde para o excesso de velocidade. Segundo a Organização Mundial de saúde, os acidentes constituem uma crise de saúde pública e de desenvolvimento, e merecem atenção e atuação coletiva.

8 de outubro de 2013Permalink Leave a comment

Encontrarte em Atibaia

Encontrarte é uma rede de pessoas onde se organizam em busca de debater os assuntos relacionados a politicas públicas sobre Drogas e visitam cidades de todo Brasil, onde estiveram e Atibaia por duas vezes e acabamos entrando na rede que infelizmente por problemas políticos parou com o trabalho.

17 de janeiro de 2013Permalink Leave a comment

1º Forúm em Piracaia

O 1º Forúm em Piracaia foi onde fomos convidados junto com Delegado do DENARC para palestrarmos sobre Dependência Química, ouve peças teatrais organizadas pela organização do COMAD de Piracaia e participação de um grupo de estudantes.

17 de janeiro de 2013Permalink Leave a comment